fechar

O Programa Educativo do CCBB Brasília faz um convite à imersão em um universo cultural diverso e enriquecedor. Abrangendo uma ampla gama de experiências culturais, o programa oferece ao público a oportunidade de explorar, aprender e se inspirar por meio de uma programação repleta de manifestações artísticas e culturais, promovendo, assim, o diálogo e a conexão entre diferentes formas de expressão e visões de mundo.

O Programa Educativo traz ao público, no mês de abril, atividades que instigam a percepção de crianças e adultos, inspiradas na exposição “Luz Aeterna que fica em cartaz, no CCBB Brasília até 05 de maio. Toda a programação é gratuita, mediante retirada de ingressos e acontece de terça a domingo, conforme programação abaixo.

Os ingressos são válidos até o início do horário da atividade:
Não há tolerância de acesso após iniciada a programação

Imagem - Visita Mediada

Visita Mediada

Em uma visita mediada, o visitante se depara com obras que podem ser interpretadas sob a lente crítica da atualidade. Nesse processo, o mediador se apresenta como uma ponte entre o trabalho e o conteúdo histórico artístico exposto. As visitas acontecem nas galerias, para o público presente, e podem ser agendadas para grupos.

Faixa etária: Livre
Horários: Terça a domingo, às 10h, 11h, 14h, 15h, 16h, 18h e 19h. 
Capacidade: Grupos de até 20 pessoas. Com retirada de ingresso para os horários disponíveis
Ponto de encontro: Sala de Leitura
Duração: 60 a 90 minutos

Agendamento pelo e-mail: educativoccbbdf@babiola.com.br 
Funcionamento
Relógio

terça a domingo

10h, 11h, 14h, 15h, 16h, 18h e 19h


Visita Mediada Agendada  

Horários: de terça a sexta, às 9h30, 10h, 14h, 15h e 19h. 
Capacidade: Até dois grupos por horário. 
Agendamento pelo e-mail: educativoccbbdf@babiola.com.br 
Duração: até 90 minutos 

Imagem - História Contada 

História Contada 

Com roteiro popular e performance criada e realizada pelo contador, as histórias são narradas e ganham vida. As performances estimulam os sentidos e a imaginação, aproximando o espectador da arte. A contação de histórias incentiva a linguagem oral e o interesse pela leitura, fundamental para a formação subjetiva. Todas as contações de história são bilíngues, em LIBRAS e português.  
Em uma vila onde as crianças eram obrigadas a encerrar suas brincadeiras ao cair da noite, um curioso garoto sonha em estender esses momentos. Determinado a brincar sob o luar, o menino decide criar algo extraordinário: a luz que transformará a escuridão em diversão interminável.  
O Programa Educativo conta para o público a história de Thomas Edson, o criador da luz elétrica! 

Horários: Sábados e domingos, às 11h e 15h
Capacidade: Até 150 pessoas.  
Faixa etária: Livre 
Duração: 50 minutos 
Atividade gratuita, com retirada de ingressos. 

Funcionamento
Relógio

Sábados e Domingos às 11h e 15h.


Imagem - Roda de Leitura

Roda de Leitura

Leitura compartilhada de obras da literatura infantil contemporânea, cuja narrativa literária ou visual se relaciona com as exposições em cartaz. O educador realiza a leitura do livro junto com o público. Durante a exposição Luz Aeterna, os títulos “ Sombras “, Suzy Lee, Companhia das Letrinhas, “Uma luz inesperada”, José Saramago, Companhia das Letrinhas, “Ode a uma estrela”, Pablo neruda, Coração Naif e  “Suspiros de luz”, haicais, Roseane Murray, Companhia das Letrinhas fazem parte da curadoria do educativo e ganham vida através dos Educadores. 

Faixa etária: Livre
Horários: Terça a sexta, às 11h e 16h. Sábado e domingo, às 9h30 e 13h. 
Capacidade: Até 25 pessoas. Atividade com retirada de ingressos.
Duração: 30 minutos 

Funcionamento
Relógio

Terça a sexta às 11h e 16h

Sábado e domingo às 9h30 e 13h


Imagem - Ateliê Bebê: Luz e Cor

Ateliê Bebê: Luz e Cor

A atividade "Luz e Cor" proporciona aos bebês uma experiência única de manipulação, experimentação e exploração sensorial em um ambiente especialmente preparado. O educador introduz o espaço da sala de leitura, envolto em uma penumbra, e convida os bebês a interagirem com o ambiente e os educadores.
Uma trilha sonora composta por sons da natureza gradualmente preenche o espaço, acompanhada pelo surgimento de sombras de árvores, transformando a sala em uma floresta encantada. Os bebês são incentivados a procurar seres encantados representados por bolas e objetos luminosos de diferentes cores, promovendo o deslocamento e a interação. Os pais são convidados a participar ativamente, auxiliando os bebês na busca pelos objetos. Ao final, os participantes organizam os objetos luminosos em uma caixa revelando um segredo.

Horários: Sábados e Domingos às 10h | Faixa etária: 0 a 1 ano
Horários: Sábados e Domingos às 14h | Faixa etária: 2 a 3 anos
Capacidade: até 10 bebês. Atividade com retirada de ingressos
Duração: 30 a 40 minutos
Local:  sala do educativo

Funcionamento
Relógio

Sábados , domingos e feriados,

10h e 14h


Imagem - Ateliê bebê: Sombra em Cor

Ateliê bebê: Sombra em Cor

Através de três focos de luz com as cores primárias projetadas na parede branca da sala do educativo, os bebês se movimentam estimulados pelas diferentes projeções de si mesmos. A soma das sombras primárias tornam a experiência do movimento mais mágico, já que surge uma nova cor, surpreendendo o bebê durante a atividade. 

Objetos tambem de cores primárias e brancos ficam dispostos para que os bebês possam "tocar" a cor, levando-os até o foco de luz e vendo, em suas mãos a criação de uma nova cor.

Horários: Quarta-feira às 11h | Faixa etária: 0 a 1 ano
Horários: Quarta-feira às 14h | Faixa etária: 2 a 3 anos
Capacidade: até 10 bebês. Atividade com retirada de ingressos
Duração: 30 a 40 minutos
Local:  sala do educativo

Funcionamento
Relógio

Quarta-feira

11h e 14h


Imagem - Ateliê Criação: Hora do Holograma

Ateliê Criação: Hora do Holograma

Após uma visita à exposição "Luz Aeterna" a oficina prática de criação de suporte de hologramas, sediada no Ateliê de Artes, oferece uma experiência única para o público. Educadores introduzem o conceito com um modelo de suporte de holograma em um tablet, exibindo vídeos envolventes em três dimensões.

As crianças, munidas de tesouras e fita adesiva transparente, são guiadas na confecção de seus próprios suportes, moldados como troncos de pirâmides. Com a ajuda dos pais, cortam e montam as faces do tronco de pirâmide em acetato. Uma vez pronto, o suporte é colocado sobre o celular do responsável, revelando a magia do holograma.

A oficina proporciona uma experiência prática e lúdica, conectando pais e filhos à fascinante tecnologia holográfica, enquanto estimula habilidades manuais e criativas. Uma atividade envolvente que transforma simples celulares em fontes de magia visual.

Horários: Sábados e Domingos às 16h. 
Capacidade: até 10 crianças. Atividade com retirada de ingressos
Faixa etária: acima de 4 anos
Duração: 50 minutos | Local: sala do educativo

Funcionamento
Relógio

sábados e domingos

às 16h


Imagem - Ateliê Experimentação: Pintando com Luz

Ateliê Experimentação: Pintando com Luz

A atividade oferece uma introdução envolvente aos conceitos de reflexão e refração da luz, fotografia, arte luminescente e novas formas de desenho. O educador conduzirá o público por uma breve explicação sobre esses conceitos, essenciais para compreender a atividade.

Realizada em uma sala escura, cada participante receberá elementos luminosos para explorar as possibilidades de desenho com a luz. O educador configura as câmeras fotográficas com obturadores para captura lenta, permitindo que os participantes criem composições corporais cujo movimento da luz será registrado. Todos terão a oportunidade de visualizar suas performances na tela da câmera, revelando os desenhos formados pelo percurso da luz.

Horários: Sábados e Domingos às 17h.
Capacidade: até 10 crianças. Atividade com retirada de ingressos
Faixa etária: a partir de 8 anos
Duração: 50 minutos
Local: Sala do educativo

Funcionamento
Relógio

Sábados e Domingos às 17h


Imagem - Ateliê Memória: Scrapbook - Colagem de Lembranças

Ateliê Memória: Scrapbook - Colagem de Lembranças

O "Ateliê Memórias Scrapbook - Colagem de Lembranças" é uma experiência única pensada para aqueles que testemunharam a evolução da fotografia, desde os dias do filme fotográfico com poses limitadas até a era da captura digital com cliques ilimitados. Nessa atividade, o educador guia o debate sobre a fotografia como um poderoso registro de memórias, trajetórias e experiências.
Os participantes são incentivados a trazer fotos reveladas para a atividade, onde, com o apoio do educador, terão a oportunidade de criar seu próprio scrapbook. A atividade é conduzida passo a passo, ensinando técnicas de encadernação, bordado em papel, pintura e colagem como formas de composição. Utilizando suas próprias lembranças, os participantes criarão um scrapbook único e significativo.
O participante pode trazer um acompanhante de qualquer idade para desenvolver a atividade.

Horário: Sexta-feira às 17h
Capacidade: 10 pessoas Atividade com retirada de ingressos
Faixa etária: A partir de 40 anos
Local: Sala do Educativo
Duração: 50 a 60 minutos

Funcionamento
Relógio

sexta-feira

17h


Imagem - “Arte Livre”: Oficina de Desenho para Adultos

“Arte Livre”: Oficina de Desenho para Adultos

As oficinas de desenho oferecem um espaço para o aprendizado técnico, onde os participantes podem adquirir conhecimentos sobre diferentes técnicas de desenho, uso de materiais artísticos e composição visual. Isso não apenas amplia o repertório artístico dos participantes, mas também estimula o pensamento crítico e a resolução de problemas.
Durante essas oficinas, os participantes têm a oportunidade de explorar sua criatividade, aprimorar suas habilidades artísticas e expressar suas emoções por meio do desenho, as oficinas  também representam uma oportunidade de relaxamento e alívio do estresse, já que o ato de desenhar pode ser terapêutico e proporcionar uma pausa na rotina diária. Além disso, a interação social com outros entusiastas do desenho pode promover novas amizades e um senso de comunidade.

Horário: Sábados e domingos, 17h30
Capacidade: 10 pessoas Atividade com retirada de ingressos
Faixa etária: Atividade para adultos, pessoas acima de 16 anos
Local: Sala do Educativo
Duração: 50 a 60 minutos

Funcionamento
Relógio

Sábados e domingos

17h30


Imagem - Sarau: Versos candangos

Sarau: Versos candangos

Em comemoração ao aniversário de Brasília, o Programa Educativo
convida consagrados poetas da cidade para recitar seus versos
brasilienses. O Sarau contará também com a presença de três autores
candangos: todos eles nasceram em outra cidade mas escolheram
Brasília para criar e publicar livros, e hoje vivem a terceira idade em plena
produção liteŕaria! São eles: Nicholas Behr, Claudine Duarte e José
Carlos Peliano.

Nicholas Behr é um dos nomes mais expoentes da produção literária da
capital federal.Com mais de 20 títulos publicados, Behr representou
diferentes faces de Brasília em seus versos. No década de 70, ao lado de
Chico Alvim e Chacal, o convidado construiu o movimento Poesia
Marginal, representando a moderna capital federal.

Claudine M. D. Duarte é arquiteta de formação e hoje, escritora e
dramaturga. Adaptou e dirigiu obras de Dostoiévski e Sándor Márai para o teatro. Vive em Brasília e coordena o projeto Calangos Leitores, pelo qual recebeu a medalha da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho (2021) e foi reconhecido pela Câmara Brasileira do Livro – CBL, sendo finalista do Prêmio Jabuti, em 2018, na categoria “Formação de novos leitores” e também em 2023, na categoria “Fomento à Leitura”.

José Carlos Peliano iniciou sua carreira liteŕaria em 1979 e logo em
1983 ganhou sua primeira menção honrosa no Prêmio Raimundo Correa.
A partir daí publicou diversos livros e ganhou prêmios. Peliano escreve
poesias e tem publicações para público adulto e infantil. Escreveu também para a Carta Maior e GGN. Comentarista no programa Bolso do
Cidadão na TV Câmara. Membro da Associação Nacional dos Escritores.

Horário: Sábados 06/04 às 19h30
Capacidade: 70 pessoas | Atividade com retirada de ingressos
Faixa etária: Livre
Local: Vão TAA
Duração: 60 minutos

Imagem - Aula aberta: Patrimônio contemporâneo: memória, narrativa e arte.

Aula aberta: Patrimônio contemporâneo: memória, narrativa e arte.

Celebrando o aniversário de Brasília, cidade monumento, e tendo em
vista os recentes debates acerca dos monumentos e obras de arte
pública, o Programa Educativo oferece ao público do CCBB 4 encontros
com o museólogo e doutorando em arquitetura, Arthur Gomes Barbosa. O minicurso intenciona levantar debates acerca da memória no espaço
urbano, suas vinculações com a arte e o patrimônio, dividido em três
tópicos:

1)Patrimônio, Memória, Monumento e Monumentalidade: Apresentação
da noção de patrimônio, contexto em dois momentos da história: a partir
da revolução francesa e em seguida no pós-segunda guerra. Suas
relações com a memória, narrativa e herança. Monumento enquanto obra
de arte pública e seus potenciais narrativos. Diferenciação entre
monumento (objeto) e monumentalidade (estética). Monumento e
monumentalidade como agentes do imaginário.

2) Definição conceitual de arte pública e arte urbana.
Apresentação das ideias de iconoclastia e vandalismo (Gamboni, 2018).
Diferenciação entre vandalismo, depredação e ressignificação sendo:
Iconoclastia: ações pautadas na ignorância, se desenham no contexto
religioso, ligadas principalmente ao período bizantino. Vandalismo: ações
pautadas no dano e no prejuízo. Ressignificação: ações pautadas na
revisão do teor simbólico, valoriza o questionamento de narrativas acima
do dano ou da pura destruição.

3)Apresentação e problematização da noção de narrativa
Apresentação das ideias de ressignificação e atualização, apresentação
das ações específicas: sociais, artísticas e comunicacionais. A noção de
contramonumento, usos políticos da memória.

Arthur Gomes Barbosa -Bacharel em Museologia, mestre em
Arquitetura Urbanismo e atualmente doutorando no Programa de
Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília,
Arthur Gomes Barbosa atua como pesquisador, curador e arte-educador.
Foi docente do curso de Museologia da Universidade de Brasília, publica
e participa de eventos acadêmicos regularmente desde 2017,
desenvolvendo trabalhos sobre monumentos, espaço urbano, cultura
visual e arte contemporânea.

Horário: Sábados 06,13,20 e 27/04 às 10h30
Capacidade: 70 pessoas | Atividade com retirada de ingressos
Faixa etária: Livre
Local: Cinema
Duração: 90 minutos

Imagem - Oportunidade: Dia Nacional do Livro Infantil

Oportunidade: Dia Nacional do Livro Infantil

Na semana do Dia Nacional do Livro Infantil, o Programa Educativo
realiza um final de semana especial! Autores e contadores de histórias,
apresentam rodas de leitura somente com livros nacionais, enaltecendo a
produção da literatura infantil da língua portuguesa. Com uma cenografia
especial para celebrar essa data, as apresentações ocorrem no vão
central, convidando o público todo do CCBB para passar o final de
semana com muitas histórias.

Íris Borges - Autora com mais de 30 livros, é vice-presidente do Instituto
Cultural Casa de Autores (ICA), idealizadora e coordenadora da Festa
Literária de Pirenópolis (Flipiri). Professora, psicóloga, livreira, contadora de histórias, escritora e curadora de festas literárias, Iris não poupa entusiasmo e paixão para promover eventos, palestras e oficinas em defesa da causa do livro e da leitura. Já participou de inúmeras bienais e feiras nacionais e internacionais de livros, procurando sempre aprender para inovar nos eventos que realiza.

Thelma Braga - Telma Braga é formada em Letras, Mestre em Língua
Francesa pela UFRJ e pesquisadora da literatura para as infâncias, com
especialização pela A Casa Tombada, de São Paulo. A autora tem
diversos livros de literatura infantil publicados, além de projetos de
incentivos à leitura na cidade. Segundo ela, todos os seu livros eles “são
voltados para crianças até 150 anos, pois depois disso viramos adultos.”

Solange Cianini- Solange Cianni nasceu no Rio de janeiro em 1957.
Mudou- se para Brasília, ainda menina, com sua família e fez desta
cidade o seu lar.
É mãe, avó, escritora e atriz. Pedagoga e Psicopedagoga.
Como escritora tem 6 livros infantis publicados. Produziu exposição das
obras de arte de AÍDA COLORIDA na FUNDATHOS/ Bsb, com visita
guiada e contação da história entre as obras e oficina criativa para
crianças e suas famílias. É membro do Coletivo Literário Maria Cobogó .

André Lucio Bento - Professor de língua portuguesa há mais de 30
anos, escritor e doutor em linguística pela UnB. Autor e organizador de
sete livros. Especialista em história e cultura afro-brasileira e africana.
André também desenvolve um projeto de catalogação dos baobás
existentes em Brasília.

Horário: Sábados 20/04 às 11h - Íris Borges | 15h - Solange Cianini
                   Domingo 21/04 às 11h - Thelma Braga | 15h - André Lucio                             Bento
Capacidade: 90 pessoas | Atividade com retirada de ingressos
Faixa etária: Livre
Local: Vão Central
Duração: 40 minutos