fechar
Hearder desktop-100

Programação digital

Música

Opera Brasilis

Programação digital

O projeto “Opera Brasilis”, foi realizado no Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) Brasília, nos dias 10 e 11 de julho de 2021. O espetáculo enalteceu a tradição, de forma sonora e visual, e ao mesmo tempo lançou um olhar contemporâneo sobre a Ópera, além de aproximar o público do gênero, e dos talentosos artistas de Brasília.

O projeto nasce do anseio de tornar a arte lírica brasileira mais acessível a todas as audiências e visa também a desmistificar a falsa ideia que se tem de que a música clássica é algo antiquado e distante do grande público. Para a apresentação, o palco do Teatro do CCBB Brasília vai receber uma tela semitransparente com projeções mapeadas que, aliadas à iluminação cênica do palco, imprimirão um diálogo da Música com Artes Visuais e Tecnologia. O projeto de iluminação personalizado para o espetáculo inova e moderniza o formato das apresentações de óperas no Brasil.

O palco recebeu a virtuosa soprano Manuela Korossy. Com apenas 19 anos, a brasiliense que realizou seu grande sonho: Estudar na Juilliard School. A escola superior de Nova York é reconhecida como a instituição de maior prestígio no mundo quando se trata da formação em Música. A jovem, junto ao quinteto de músicos selecionados dentre integrantes da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro promoverão um encontro entre a música europeia do século XIX e a brasilidade de Carlos Gomes, Heitor Villa-Lobos e Claudio Santoro. A noite ainda contará com as presenças da Banda Choro Livre Instrumental e da Orquestra Quadrafônica.

Show completo


    Coordenação Geral: Juliano Corrêa/Manuela Korossy e Quinteto D’Elas: Manuela Korossy: Soprano/Maestro Cláudio Cohen/Quinteto D’Elas/Lilian Raiol: 1o Violino/Sarah Matheus: 2o Violino/Mariana Costa Gomes: Viola/Norma Parrot: Violoncelo/Manoela Freitas: Contrabaixo.
    Orquestra Quadrafônica: Juliano Corrêa: DJ/Samuel Mota: Banjo, Teclados e Programações/Thiago Cunha: Bateria/Lucas Tufas: Baixo/Carlos Beleza: Guitarra/Sombrio: Clarone/Raniel Tenório: Trompete/Isa Pina: Sax Alto e Tenor.
    Choro Livre e Reco do Bandolim: Reco do Bandolim: Bandolim/Valerio Xavier: Pandeiro/George Costa: Violão/Henrique Neto: Violão 7 Cordas/Marcio Marinho: Cavaquinho.