fechar
Clube de Leitura 2_Header Desktop 1920x600

Programação digital

Ideias

Clube de Leitura

Programação digital

O Clube da Leitura, promovido pelo Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro, é um projeto de leitura coletiva para debate de ideias relacionadas as obras literárias.

Este projeto acontece nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2021. O Clube de Leitura tem o objetivo de promover a prática e incentivo à leitura, crítica das obras, diversidade na leitura de autores e acesso à informação.

O projeto de leitura coletiva terá um encontro por mês para debate de ideias relacionadas a clássicos da literatura em língua portuguesa. Todos os autores escolhidos e suas obras estão em domínio público e podem ser visualizados em pdf pelo site: http://www.dominiopublico.gov.br. O evento acontece das 18h às 20h, e será transmitido no Youtube do Banco do Brasil a partir do salão de leitura da Biblioteca do CCBB RJ.
 

 

CLUBE DE LEITURA CCBB – FERNANDO PESSOA

Fernando Pessoa foi poeta, filósofo, dramaturgo, ensaísta, tradutor, publicitário, astrólogo, inventor, empresário, correspondente comercial, crítico literário e comentarista político português. Perdeu o pai ainda na infância e viveu por quase uma década na África do Sul após o casamento da mãe com um cônsul.

As obras de Pessoa são consideradas sensacionalistas, não convencionais, provocativas, repletas de simbologia, futurismo, subversão, experimentação, provocação, ironia e irreverência. Os heterônimos são a característica mais marcante do autor, pois ele inventava personalidades inteiras dentro das suas literaturas e trazia uma multiplicidade estética aos escritos.

Os leitores possuem duas formas de acessar a obra escolhida. Por meio da Biblioteca do CCBB RJ com cerca de 200 mil exemplares ao todo ou pelo domínio público no site: http://www.dominiopublico.gov.br.

 

O livro escolhido por meio de votação no Twitter (@CCBB_RJ) foi:

Livro do desassossego por Bernardo Soares

Os fragmentos, que compõem esta complexa obra, representam a inquietude, os sentimentos, as dúvidas e o amplo conhecimento de mundo daquele que segurava a caneta para escrever tão profundas palavras e ao fim assinar sob o heterônimo de Bernardo Soares. Escrita em forma de diário, Livro do Desassossego é a obra de Fernando Pessoa que mais se assemelha a um romance, revelando os mais íntimos pensamentos e impressões do autor.

 

Clique para realizar inscrição.

Ou acesse o QR code.